Sim, mais um agradecimento, agora aos deputados e presidentes de junta, da Assembleia Municipal de Caminha que, quase por unanimidade (só houve um voto contra), votaram a favor do Protocolo de Colaboração e Cedência de Instalações.
Assim, não podemos deixar de louvar aqueles que têm pelos animais e pelas instituições que se dedicam a resolver os seus problemas, um grande respeito e sentido cívico.
No futuro próximo se perceberá que uma gestão mais vocacionada, na e para a causa que abraçamos, será mais adequada à sustentabilidade deste projeto, que nestes 10 anos de vida tem dado passos importantes no Bem Estar Animal e na imagem pública do município, no que à saúde pública e ambiente diz respeito.
Portanto, o nosso obrigado em nome dos animais abandonados.
Uma palavra aos nossos associados, menos atentos, que merecem uma satisfação da nossa parte, a título de esclarecimento, tendo em conta inverdades que circulam por aí.
Temos a informar, relativamente aos valores que estão documentados no Plano de Atividades e Orçamento para 2012 (31 383,00, no que respeita a despesas), como se pode ver no link: http://www.selvadosanimais.com/portugal/vianadocastelo/caminha/selva_dos_animais/upfiles/anexos_conteudos/1863.pdf , que é realmente um valor inferior ao aprovado nos órgãos autárquicos do município para ser exercido no Protocolo (45 000,00).
Acontece que eu, Carlos Alberto Mouteira Fernandes, enquanto Presidente da Direção, não concordando nessa ocasião, com os valores que nos foram propostos para o Protocolo, preferi declinar do mesmo, temporária ou definitivamente, até que fossem avaliadas todas as despesas e ponderadas todas as consequências, que um mau acordo traria para os animais e para ambas as partes; Câmara Municipal e Selva dos Animais.
Chegou-se agora a um valor real perante as despesas contabilizadas nos últimos 12 meses, neste caso já com o Abrigo dos Animais com a lotação esgotada no que á sua capacidade de recolha e alojamento diz respeito.
Ou seja, eu, Carlos A.M.Fernandes, não tendo o acordo mais justo, entendia que seria mais correto ser a CM. a gerir o Abrigo dos Animais, mas com o esforço e a dedicação dos elementos da associação, no que lhes fosse possível, como aliás sempre aconteceu.
Há momentos que não se pode vacilar sobre pena de se comprometer o futuro. No ano de 2011, com menos animais, o Plano de Atividades e Orçamento da Selva dos Animais, apontava para uma despesa de 56 000,00, como se pode ver no documento oficial aprovado nos nossos órgãos competentes; ver aqui neste link:
http://www.selvadosanimais.com/portugal/vianadocastelo/caminha/selva_dos_animais/upfiles/anexos_conteudos/1862.pdf
E porquê?... porque acreditávamos que se ia estabelecer o Protocolo nesse início de 2011 e, portanto, eram os valores necessários pela nossa avaliação.
Perceberam porque é que em 2012 o valor foi menor (31 383,00) do que em 2011 (56 000,00) e menor, também, do que o valor a ser protocolado (45 000,00)?. Claro que sim!..
Tem gente que não percebeu, sabe-se lá porquê, mesmo tendo acesso, aos documentos provisionais, dos dois citados anos .
Estavam no mesmo local onde foram buscar o que lhes interessava. Estavam e estão junto de todos os anteriores, destes 10 anos em que temos a responsabilidade de gerir os destinos da Selva dos Animais.
Pode ser que agora, com este novo site ( o anterior, ainda se mantém por mais algum tempo), com outra cara, mas com os mesmos conteúdos, despertem a sua curiosidade na busca da única verdade relativamente às nossas diretrizes.
Carlos Fernandes
|